sexta-feira, 30 de maio de 2008

9º Evento SOSAnimal - Terreiro do Paço - 1 de Junho!


9º Evento SOSAnimal - Terreiro do Paço - 1 de Junho!

No dia 1 de Junho de 2008 (Domingo), o Terreiro do Paço vai estar encerrado ao trânsito automóvel, havendo no lugar dos carros, uma grande animação.

"Devolver aos lisboetas aquela que é uma das mais belas praças da Europa" é o objectivo a que se propõe o autarca da capital. Depois de o estacionamento ter sido interditado nesta praça, "chegou o momento de retirar também a circulação, numa primeira fase aos Domingos, e de que esta iniciativa funcionará como teste" - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa

O SOSAnimal vai estar presente com animais para adopção e sensibilização à população.

Horário: Das 11:30 às 17:00

Estarão também a recolher donativos. Eis a lista dos materiais que necessitam:

* Medicamentos diversos para animais;
* Desparasitantes em pasta, comprimidos, sprays, etc;
* Cobertores, mantas, toalhas, etc;
* Cestos, alcofas, comedouros, coleiras e trelas;
* Utensílios e produtos de limpeza, tais como:
o Vassouras, esfregonas, baldes e pás;
o Sacos do Lixo,
o Lixívias, detergentes, trigene e outros;
* Rolos de papel de cozinha, Toalhetes húmidos para bebé, pó talco;
* álcool, betadine e outros desinfectantes;
* Sacas de ração para Cão e Gato;

Conto com a colaboração de todos vós, eu vou estar lá...

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Todos os Dias Passamos ao Lado Dela e Voltamos o Rosto


A foto do texto é minha e encontra-se na minha galeria.

Portugal ocupa o segundo lugar, atrás da Grécia, no que toca aos níveis de pobreza da antiga União Europeia a 15. Cerca de 22 por cento da população portuguesa "está em risco de pobreza ou vive com um salário que equivale a menos de 60 por cento da média nacional de rendimentos".

Estes números não são surpresa para as instituições que trabalham com a população carenciada, deve-se até quadruplicar as estatísticas sobre a pobreza e os sem-abrigo, pois existe sempre uma grande parte da população que escapa aos estudos. A pobreza também existe nas grandes potências mundiais e não se trata de um fenómeno exclusivo do terceiro mundo.

Contudo, todos os dias passamos ao lado dela (pobreza) e voltamos o rosto. Quantos cafés tomamos, blusas e sapatos compramos que poderíamos dispensar e nem chegamos a usar? O consumismo domina a nossa sociedade, as pessoas estão cada dia mais a ficar fúteis, só pensando no luxo, nos implantes estéticos, nos bons carros e na roupa. Muitos há que chegam a endividar-se para pagar as cirurgias estéticas e a ficar a dever nas lojas enquanto se fala de crise e de fome...

Bem deixo aqui um Alerta: Não deixem de ter os vossos prazeres, mas os "muitos poucos fazem muito" e experimentem olhar para o lado quando vão nas ruas... Quem sabe? Não podemos fazer tudo mas podemos fazer muito,..

terça-feira, 27 de maio de 2008

Não Entendo As Pessoas...


Não entendo as pessoas e quanto mais as conheço mais gosto dos animais...
Noticias de abandono de animais são uma constante, aliás basta andarmos nas ruas para verificarmos isso, animais pedindo socorro, pedindo ajuda é uma constante.
As férias vêm aí e você já está a pensar em despachar o seu animal. O seu filho já cresceu e já não quer mais brincar com ele, certo? Está na hora de o deitar fora...
Que sentimentos estes das pessoas adultas e que belo exemplo de humanismo se dá às crianças, talvez a criança um dia mais tarde lhe faça o mesmo a si, o que será normal!
No verão passado os números seguintes foram noticiados só no canil do Funchal:
"145 Cães no corredor da morte - canil municipal na Madeira com falta de espaço

Cães no corredor da morte

Por falta de espaço, a SPAD vai abater alguns animais do canil municipal do Funchal. Só a adopção os pode livrar da morte"

A situação repete-se todos os anos...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

ENVELHECER Tarde, Pouco e Bem

Os trinta e cinco anos são um marco na vida da mulher. As células começam a multiplicar-se lentamente e é nesta altura que os traços começam a ficar marcados no rosto... É quando os genes se deterioram com facilidade e as defesas ficam diminuídas. Não conseguimos deter este processo, mas podemos não facilitá-lo.

A pressa e o fumo estão entre os maus hábitos da vida actual que envelhecem muitas pessoas antes do tempo.

Para acabar com isso, nada melhor que pedir ajuda à natureza. E não estamos a falar de cosméticos ou cirurgias: produtos do quotidiano, como tomates e azeite de oliva, são os melhores aliados para se manter jovem e saudável. Para atrasar o envelhecimento da pele, a solução mais saudável está na natureza.

Produtos como café, azeite de oliva e frutas cítricas não só ajudam as pessoas a se manterem jovens por dentro e por fora, como também previnem doenças tão comuns actualmente, como o cancro.

O oxigénio, apesar de nos garantir a vida, também produz moléculas prejudiciais ao nosso organismo, que são os radicais livres. Com o passar do tempo, outros factores externos, como a poluição e o sol, além de certos vícios, como o álcool e o tabaco, também contribuem para sua formação.

Uma dieta anti-envelhecimento com efeito “lifting”, baseada em nutrientes com poder anti-oxidante melhoram o tom e brilho da pele. Os alimentos principais são os que contêm vitaminas A, C e E, como é o caso da cenoura, do tomate, das frutas cítricas e do azeite de oliva.

Também ajudam os produtos ricos em cobre (frutos secos, legumes e soja), em selênio (cereais integrais, fermento de cerveja, germe de trigo e produtos lácteos) e em zinco (ovo, fígado e carne).

A água, por sua vez, é fundamental, porque sua falta resulta na desidratação e deterioração celular – causadoras do envelhecimento.

Especialistas em técnicas anti-envelhecimento acreditam que a restrição das calorias é uma das melhores formas de manter-se jovem por mais tempo. Além de uma dieta adequada, recomenda-se a prática moderada de exercícios e o controle do stress.

A herança genética é importante, mas está claro que, se nos cuidarmos, será uma vantagem. Vigiar as calorias não significa abdicar de alguns alimentos. Pelo contrário: o chocolate, com alto valor calórico, pode ser um magnífico aliado em nossa luta contra os efeitos do tempo no corpo desde que consumido com moderação. O mesmo acontece com outro produto que sempre foi considerado prejudicial para a saúde: o café. Mesmo com os riscos de dores de estômago e uma maior pressão sanguínea, dois ou três ao dia representam uma boa quantidade de anti-oxidantes no seu organismo.

Atenção ao sol! Evite as horas de maior calor, não saia de casa sem protecção solar. Finalmente use sempre bons cremes e nunca durma com a maquilhagem. De vez em quando faça umas férias descontraídas e na entrada do outono faça sempre uma boa limpeza de pele assim como antes do início do verão.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Animais Sofrem Diariamente em Canis/Gatis Municipais

Em Portugal, são muitos milhares os animais que sofrem diariamente em canis/gatis municipais. Infelizmente, não existe uma política coordenada para controlo da população de cães e gatos, o que resulta em abandono, maus-tratos e extermínio de animais de companhia.

Os animais são extremamente dedicados aos seus donos, são os nossos melhores amigos, merecem o nosso respeito e amor.

Não compre animais, adopte.

Veja meu Slide Show!

Faro- Capital da Região Algarvia


Na foto abaixo do texto, podemos ver uma imagem da Marina de Faro, Capital do Algarve.
A cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto português com ligações frequentes a Lisboa e às grandes capitais europeias, bem como a muitos outros destinos do Norte da Europa, afirmando cada vez mais a valência cosmopolita da cidade de Faro como capital da mundialmente conhecida estância turística em que o Algarve se converteu nas últimas décadas.
Faro possui um clima temperado mediterrânico, tendo temperaturas médias mensais que oscilam tipicamente entre os 18ºC e a máxima que pode ser atingida é de 40ºC nos meses de Verão. A temperatura raramente desce abaixo dos 10ºC.
Graças ao seu invejável clima, a capital da região turística do Algarve é muito procurada por turistas do Norte da Europa durante todo o ano
Faro é também muito conhecida pela concentração motard que tem lugar anualmente sob a organização do Moto Clube de Faro. Esta associação foi criada em 1979 por um grupo de amigos motociclistas, tendo vindo a ser oficialmente formada e legalizada.
Actualmente com mais de 400 membros, é reconhecida pela Federação Europeia de Motociclismo (FEMA), organizando diversos eventos anualmente dos quais se destaca a concentração motard que começou com 200 participantes, e que actualmente já conta com mais de 30.000. Sendo o maior evento do género em Portugal , conta com participantes vindos um pouco de toda a Europa, sendo um dos grandes atractivos turísticos da cidade.
O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural. A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar, formado por duas penínsulas (a de Faro, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a de Cacela, que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a todo o Parque Natural. É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas, sendo alvo de muitos estudos realizados pelos alunos da Universidade do Algarve.
Sendo a minha cidade natal deixo aqui o convite para a visitarem

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pensa que sabe tudo sobre Alergias? Que é um mal só dos Outros?

Pensa que sabe tudo sobre alergias? que é um mal só dos outros? que é psicológico e que as pessoas são paranóicas? Ou pensa que é um mal que não tem nada a ver consigo porque não lhe vai acontecer?
Pois bem meu amigo, tomara que não lhe aconteça....porque, ao contrario do que alguns pensam, as alergias podem fazer com que você deseje nunca ter nascido. Podem fazer com você deixe de trabalhar, que tenha de deixar a sua casa ou até mesmo, a terra onde vive e até fazê-lo ser descriminado. As alergias são nada mais nada menos, do que uma reacção excessiva do seu organismo a substancias que ele considera nocivas e seu sistema imunitário que está descontrolado.
O pingar do nariz, o fungar, a comichão na garganta, os olhos irritados, e a sensação de que está constipado, pode ser apenas a ponta do icebergue. Você vai tomando um comprimido aqui outro ali, esperando que no dia seguinte a coisa melhor e melhora e você pensa que passou. Pior será, no ano seguinte e no outro, em que esses sintomas e outros muito piores, vão surgir e você vai pensar; " que se estará passando comigo?"porém, seu corpo deu sinais que foram ignorados durante anos!
A poluição actual, que todos nós persistimos em fazer, andando de carro, todos os dias, para qualquer lado, até para ir ao café da esquina, a falta de reciclagem que muitas pessoas ignorantemente ou egoistamente continuam a não querer fazer, o fumo do tabaco que mandamos todos os dias para a atmosfera e o lixo no chão, etc, faz do ar que você respira um verdadeiro cancro.
Em certos países uma em cada quatro crianças sofre de alergias, para não falar dos adultos.O tipo de alergias é muito variável e pode ser de origem respiratória ou não, pode ataca-lo todo até seu estômago seu intestino sua pele, seu sistema nervoso fica afectado, gases e inchaço abdominal pode ser outro sintoma, até mesmo dores articulares se sua alergia for por "candida ".
O diagnóstico deste problema é muito difícil, muitas vezes, é-lhe diagnosticado outras doenças. Só os testes para as alergias e análises de sangue em laboratório podem identificar. Vá a um bom Alergologista -Imunologista, seja persistente, não se deixe levar por diagnósticos "baratos", inflamatórios, antibióticos, etc etc, porque o mal vai agravando e suas defesas vão diminuindo.
Há vacinas feitas para cada caso que ajudam muito desde que se saiba qual e a sua alergia. Ainda que não resolvam tudo, ajudam muito. Cada caso é um caso.Temos um bom Centro de Alergologia -Imonulogia em Portugal. Falo por experiência própria, tornei-me alérgica e vivo com isso, não me rendo...
Mas não se esqueça e cuide do seu meio ambiente por si pelos seus filhos pelos seus netos.

Conceição Ramos

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tavira, a cidade mais bonita do Algarve.
Foto tirada por mim, se quiserem ver mais visitem a minha galeria de fotos em http://www.olhares.com/conceicaobramos

terça-feira, 13 de maio de 2008

Quatro Anos Passados

Quatro anos passados e como tudo me acontece, verifiquei num belo dia de verão, ao tentar vestir as minhas calças justas, (sim! justas porque eu era só linha), que não cabia dentro delas. Mas como estava na praia de férias fazia um mês e vestia roupas largas ou quase não me vestia, não me dava conta.Preocupada com a situação corri para a balança... Ai jesus! a minha "linha"! Teria de ir rápido aplicar um daqueles cremes de redução e fazer massagens, deixar de comer...nadar mais?fazer mais ginástica? enfim, mil e uma coisas para voltar à linha? Mas...andava indisposta ou era impressão? tinha tonturas, era do calor? Bem bem! Mil pensamentos, começaram a passar na minha cabeça. Duas cesarianas,uma das quais com coma já me chegavam. Comecei a ficar nervosa e um pensamento veio à minha cabeça: "gravidez?"será? Corri para a farmácia para fazer o teste e pronto, lá estava tudo desvendado era mesmo....
Chorei dia e noite durante algum tempo...não aceitava...a moça ou o moço ia sair uma aberração, eu não queria, esfolava-me toda, não queria, mas pronto... aceitei cheia de medo.
Correu mal a gravidez e o pirralho esteve sempre com um pé dentro e outro fora, mesmo assim levava a vida aos pontapés na barriga, o que já provava que o bichinho ia ser de "MARCA". Mas, o pior estava para vir...farta da moleza da vida lá dentro, resolveu sair mais cedo para me infernizar a vida a mim e a quem cá fora mais estivesse.
De 8 meses, 2 250 kg, nasceu de cesariana e era uma menina. Berrava a toda a hora, mão sempre fechada para não dar nada a ninguém e só abria um olho de cada vez para não gastar. Ganhou logo a ronha toda e não me largava o dedo para eu não sair do pé dela. Minhas amigas nem acreditavam quando eu dizia que ela chorava dia e noite e só dormia comigo por perto, não gostava de ninguém a não ser de mim e da irmã. Lembro minha mãe dizer reclamando "ai, que a miúda não pode comigo!" Olhava na cara dela e berrava. Cresceu, começou a andar muito cedo e antes mesmo de andar já se jogava para fora da cama a bichinha. Amuava e chorava escondida por baixo das mesas aos cantos da casa se nos zangávamos com ela, dizia que lhe "tínhamos batido".
Chegou a escola! levava o tempo a dizer-me "mamã quando eu for grande quero ser cabeleireira ou professora da 1ª classe, assim não vou estudar eu não gosto de estudar".
Pela vida fora provou que não gosta mesmo, que é mão fechada, terrível...mas que pensa na vida e sabe que tem de estudar. Afinal parece que sempre vai ser educadora!

Ontem? Não! Já Passaram Uns Aninhos...

Foi Ontem? Não! Já passaram uns aninhos na realidade...
Mas até parece que foi ontem, que aquela coisa pequenina redondinha com várias dobras e extremamente tagarela que andava por ali correndo pela a casa desenrolou, desdobrou e esticou, (desenrolou, porque era redondinha, desdobrou, porque era cheia de dobras e esticou porque cresceu). De calções de praia e baldinho e pá na mão, recordo a sua vozinha a chamar "mamã, mamã !descasca a maçã mamã...descasca a maçã". Com a porta junta à praia e a brincadeira esperando ela corria para comer e corria para brincar e tagarelar de seguida com os amiguinhos, para voltar dentro em pouco e perguntar: "mamã ?Onde estás mamã, tens arroz mamã?Quero arroz mamã!" era doce e querida como ainda hoje. Parecia Chinesa a moça... mas não é eu garanto!
Cresceu, ficou sem pregas, já não é redondinha, mas continua tagarela, meiga e continua a gostar de arroz com arroz . Usa sempre calças não gosta de vestidos, gosta de amarrar os cabelos e se conseguir anda sempre de chinelos. Será que eu em sonhos pus um pé em África e outro na China ?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Foi Realmente Ontem e Sempre Ontem que Tudo Aconteceu...

Levantei-me mal disposta, espreguicei, fui até à janela e espreitei o tempo... Bolas, a mesma porcaria de sempre... Sem vontade decidi que aquele maldito e chato tempo não iria me reter em casa. Molengona, vesti-me lentamente e lentamente acabei abrindo a porta da escada que me levaria à rua para apanhar o tão desejado ar ainda que poluído. Ah! quem será que inventou o bendito passeio domingueiro? Sinceramente eu gosto de passear todos os dias! É que a vida é curta e temos de vivê-la o melhor possível. Mas o que tem de ser tem muita força! E como a nossa capital anda muito limpa eu haveria de pôr logo à saída de casa o pé em cima de uma enorme "poita" de cão... Bolas!!! Que pivete, com o sapato cheio de porcaria como iria eu ter a lata de entrar em qualquer lado? Bem. já passei por tias em Cascais a cheirarem bem pior, tal os perfumes que as "madames" usam. Bem... chateada resolvi voltar para casa, mas não sem antes sacar da minha máquina fotográfica (já que ela sempre me acompanha) e ficar com o registo do acontecimento sabe Deus para quê! Quem sabe, fazer ainda uma foto artística da dita "poita" e colocá-la no olhares.com, já que hoje tudo se fotografa como arte... Ou fazer uma queixa à câmara municipal deste 3º mundo?